Clio: a Musa da História

Clio, filha de Zeus e Mnémosine (leia-se memória), é uma das nove musas que representam as Artes e as Ciências na mitologia grega. Seu atributo é a História, ela é a responsável por celebrar e divulgar as realizações.

É representada como uma jovem, que por sobre a cabeça repousa uma coroa de louros, está sempre acompanhada por livros, e geralmente em sua mão tem um instrumento de sopro, no caso desta obra de 1689 do pintor francês Pierre Mignard, ela segura uma trompa. Por meio de tal instrumento ela divulga as realizações dos tempos antigos e os reconstitui para o tempo presente. Ao seu lado ela tem o tempo.

Pierre_Mignard_001a

Clio por Pierre Mignard (1689)

É pois, Clio a Musa da História, símbolo desta arte e dos historiadores, que representa este nosso ofício. Clio, a História, Esta nossa doce arte  de fazer que gera milhares de amantes que canta e encanta aos sentidos.

A esta misteriosa arte que estamos ainda por desvendar dedico este blog, que objetiva discutir temas pertinentes e concernentes a História e a historiografia. Ao longo de minhas  leituras por toda a graduação pretendo desenvolver resenhas para aprimorar a prática da escrita, bem como através das postagens neste blog ajudar aqueles que, como eu,  amantes da História se interessem por ler e aprender mais.

Referências:

http://cpantiguidade.wordpress.com/2011/03/14/“clio”-–-a-musa-grega-da-historia/

Deixe um comentário